Decifrando o latido...

10/03/2015 17:45

Decifrando o latido...

É importante compreender que o latido é uma forma de comunicação comum e natural para os cães, e pode ser motivado por algumas razões: pode ser uma demonstração de agressividade ou ansiedade, um alerta sobre algum estímulo externo, entre outros.
É necessário ficar atento, no entanto, quando os latidos se tornam excessivos, pois eles pode ser prejudiciais, inclusive, para o animal.
Como agir?
Não quero ficar sozinho!
Cães que latem bastante quando deixados sozinhos podem estarsofrendo de ansiedade de separação. É possível ajudar o pet a ficar mais tranquilo durante a sua ausência, por meio do adestramento.
Ociosidade
Animais que latem por ócio ou falta de atividades adequadas normalmente têm excesso de energia acumulada. Que tal enriquecer o ambiente do bichinho, com brinquedos e brincadeiras? Você pode oferecer a ele ossos, bolas, cordas, caixas de papelão para serem destruídas, garrafas pet recheadas com ração, entre outros. Use a imaginação! Além de fazer bem para o físico, o enriquecimento ambiental contribui para a saúde mental do pet.
Alvo
Quando os latidos excessivos são direcionados para algum estímulo – som, pessoas e objetos -, o treino deve ser feito para associar o estímulo a algo positivo e um comportamento calmo.

https://twitter.com/#!/ANIMALVILLAGESC